O lado B

O lado B

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Agora o assunto é PUNK!

O termo Punk surgiu na década de 70 com mais força nos Estados Unidos e na Inglaterra. Há quem diga que surgiu a partir do Sex Pistols, outros afirmam ser o Ramones, outros ainda apostam no Stooges.
Na década de 60, o som estava mais melodico e elaborado. O rock progressivo nascia e crescia influenciado pelo jazz e pela musica clássica. Um bom exemplo é o Pink Floyd, com solos demoradissimos.
O punk veio para ir contra as músicas certinhas e elaboradas feita pelos progressistas. Com dois ou três acordes simples de guitarra, bateria marcante, musicas curtas e letras sarcásticas, em geral, manisfestando uma antipatia à cultura vigente.
Para montar uma banda desse estilo, basta saber tocar três acordes e ter atitude, diz a lenda. O punk rock foi um estilo que nasceu para negar o virtuosismo rock progressista, dos Beatles por exemplo.
Quem fez: Sex Pistols, Ramones, The Stooges, Bad Religion, The Clash. Mais recentemente; Blink-182, Green Day e Offspring.
Já o movimento punk em São Paulo surgiu na Zona Norte, mais precisamente a turma roqueira da Vila Carolina, onde desde o início dos anos 70, já se formava uma cena pré-punk influenciada por bandas de protesto norte-americanas e inglesas, como MC5, The Stooges e Dust. Apesar de o Joelho de Porco ser a primeira banda brasileira com a propósta do punk, a primeira banda de punk rock brasileira foi o Restos de Nada.
A banda foi formada em 1978 como uma forma de protestar contra a repressão de o governo militar e mostrar que diversos jovens lutavam por uma sociedade melhor. O precursor dessas ideias foi o guitarrista Douglas Viscaino que criou a banda. Inspiradas nesse ideal, muitas outras bandas se formaram para também criticar o regime, tais quais como AI-5, Detrito Federal, Condutores de Cadáver, Cólera, Aborto Elétrico, entre outras.
Em Brasília, o punk rock chegou por volta de 1977, através de filhos de políticos e embaixadores que trouxeram do exterior álbuns de bandas de punk rock que estavam nas paradas inglesas da época.
Mais não se fazem mais punks sujos como antigamente. O Green day, formou-se na Califórnia, EUA, em 1989, inspirado pelos Ramones. Estorou em 1994 com o albúm Dookie. Parte do sucesso se deve ao apoio da MTV e da musica Basket Case. A fama repentina rendeu o rotulo de banda "vendida" já que o grupo tem forte apelo comercial.
E uma das bandas seminais do gênero, o Sex Pistols lançou uma linha de perfume e até um sabonete com sua famosa marca. O frasco do perfume "Sex pistols" é baseado na arte do single "God save the queen" e a fragrância é unissex.
Apesar de nenhum membro remanescente da banda de John Lydon ter se manifestado sobre o lançamento do novo produto, seus empresários garantem que todos estiverem "muito envolvidos" com sua criação.
O perfume já está sendo vendido na França e logo será comercializado nos Estados Unidos. O próximo passo é lançar um sabonete inspirado no disco "Never mind the bollocks".

Green Day - Dookie 1994


Sex Pistols - God save the queen 1977

+ info: Documentário "Botinada - A origem do punk no Brasil" (Gastão Moreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário