O lado B

O lado B

quinta-feira, 10 de março de 2011

E o Grunge fez o Nirvana

O estrago no bom sentido, feito pela banda Nirvana, jamais será concertada. Kurt Donald Cobain nasceu em Aberdeen (EUA) em 20 de fevereiro de 1967. Teve uma infância complicada, depois da separação dos pais, teve problemas de saúde e na escola. Aos 14 anos ganhou uma guitarra e a paixão pelo rock. Na adolescência, começou a se envolver com a música underground*. Formou a sua primeira banda, Stiff Woodies, em 1986, e que mais tarde chamaria Nirvana. O estilo? Grunge, um som entre o punk e o heavy metal.
Kurt antes da fama chegou a trabalhar como faxineiro. Em 1991, com o lançamento do álbum Nevermind e a música Smells Like Teen Spirit, ele ficou mundialmente conhecido.
Kurt liderou a banda que chacoalhou os anos 90, tirando da mesmice a cena rock da época. Dependente de drogas e com dificuldade para lidar com fato de ser celebridade, Kurt Cobain tentou suicídio algumas vezes com sedativo e com overdoses de heroínas. Se matou em 5 de abril de 1994 com um tiro na cabeça, seu corpo foi encontrado ao lado de um bilhete de despedida em que pedia desculpas aos fãs e a família. O grande mistério é se ele teria se matado mesmo, já que o bilhete parece ter sido escrito por ele, mas a assinatura tinha uma letra diferente. O Nirvana esteve no Brasil no Hollywood Rock e tocou para mais de 100 mil pessoas.
Em meados dos anos 90, com a “morte” do grunge, a garotada, ávida por novidades, se entregaram a um “rock“ sem futuro, passageiro e sem história pra contar.






Para mais informações - Mais pesado que o céu: uma biografia de Kurt Cobain, escrita por Charles R. Cross.






Underground*
Em inglês significa subterrâneo. Na música, corresponde a tudo o que é alternativo, que foge dos padrões comerciais e que esteja desvinculado da moda. Embora alguns acreditem que o alternativo é a moda do momento. Tire você mesmo suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário